top of page
Search
theresipetani

eagle download



Eagle Download: Como instalar e usar o software EDA




Se você está procurando um software poderoso e fácil de usar para design eletrônico, considere o Eagle. O Eagle é um dos softwares de automação de design eletrônico (EDA) mais populares do mundo, usado por amadores, estudantes, profissionais e empresas. Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar o Eagle em seu próximo projeto eletrônico.




eagle download




O que é Eagle e por que usá-lo?




Eagle é um acrônimo para Editor de layout gráfico facilmente aplicável. É um software que permite projetar diagramas esquemáticos, layouts de placas de circuito impresso (PCB) e conteúdo de biblioteca para seus circuitos eletrônicos. O Eagle foi originalmente desenvolvido pela CadSoft Computer GmbH na Alemanha, mas foi adquirido pela Autodesk em 2016. A Autodesk é uma empresa líder em soluções de software para engenharia, arquitetura, manufatura e entretenimento.


Existem muitas razões pelas quais você pode querer usar o Eagle para o seu projeto eletrônico. Aqui estão alguns deles:


  • E agle é fácil de usar e aprender. Eagle tem uma interface amigável e ferramentas intuitivas que simplificam a criação e edição de seus designs. Você também pode encontrar muitos tutoriais, vídeos e fóruns on-line que podem ajudá-lo a começar a usar o Eagle.



  • Eagle é flexível e versátil. A Eagle pode lidar com uma ampla gama de complexidade e tamanho de projeto, desde circuitos simples até placas complexas com centenas de componentes. Você também pode personalizar o Eagle para atender às suas preferências e necessidades, como alterar cores, fontes, grade, camadas e teclas de atalho.



  • Eagle é compatível e interoperável. O Eagle pode importar e exportar arquivos em vários formatos, como DXF, PNG, PDF, Gerber, Excellon e muito mais. Você também pode usar o Eagle com outros softwares, como Fusion 360, MATLAB, LTspice, Arduino e muito mais.



  • Eagle é barato e acessível. O Eagle está disponível apenas com uma assinatura do Fusion 360, que oferece acesso a um conjunto de software para design, simulação, fabricação e colaboração. Você pode escolher entre diferentes opções de assinatura e planos de preços, dependendo de suas necessidades e orçamento. Você também pode obter uma avaliação gratuita ou uma licença pessoal gratuita se estiver qualificado.



Como baixar o Eagle para Windows, Mac ou Linux




Para baixar o Eagle para o seu computador, você precisa ter uma assinatura do Fusion 360. Se você ainda não tem um, pode se inscrever no site da Autodesk. Você também pode obter uma avaliação gratuita ou uma licença pessoal gratuita se for estudante, educador, amador ou iniciante.


Depois de ter uma assinatura do Fusion 360, você pode baixar o Eagle no site da Autodesk ou no link de referência. Você pode escolher a versão que corresponde ao seu sistema operacional: Windows 64 bits, Mac OS X 64 bits ou Linux 64 bits. O tamanho do download é de cerca de 150 MB.


Como instalar e configurar o Eagle no seu computador




Depois de baixar o Eagle, você precisa instalá-lo em seu computador. O processo de instalação é direto e deve levar apenas alguns minutos. Aqui estão os passos a seguir:


  • Execute o arquivo do instalador que você baixou e siga as instruções na tela.



  • Aceite o contrato de licença e escolha a pasta de destino do Eagle.



  • Aguarde a conclusão da instalação e clique em Concluir.



  • Inicie o Eagle no menu Iniciar (Windows) ou na pasta Aplicativos (Mac ou Linux).



  • Crie uma conta da Autodesk ou entre com a conta existente.



  • Selecione um espaço de trabalho para seus projetos. Um espaço de trabalho é um espaço de armazenamento baseado em nuvem que sincroniza seus projetos entre dispositivos e plataformas. Você pode escolher entre três opções: Pessoal (gratuito), Educacional (gratuito) ou Comercial (pago).



  • Selecione uma pasta de projeto para seus projetos. Uma pasta de projeto é um espaço de armazenamento local que organiza seus projetos por categorias. Você pode criar uma nova pasta ou usar uma já existente.



  • Personalize suas preferências e configurações no painel de controle.O painel de controle é a janela principal do Eagle que permite acessar e gerenciar seus designs, bibliotecas, arquivos de saída e muito mais. Você pode alterar várias opções no painel de controle, como idioma, unidades, grade, camadas, cores, fontes, teclas de atalho, frequência de backup e muito mais.



Parabéns! Você instalou e configurou com sucesso o Eagle em seu computador. Agora você está pronto para usar o Eagle em seus projetos de design eletrônico. Como usar o Eagle para projeto esquemático




Uma das principais características do Eagle é o editor de esquemas. O editor esquemático permite projetar a representação lógica do seu circuito, usando símbolos e fios para conectar componentes e criar redes. Uma rede é um grupo de pinos conectados que possuem o mesmo potencial elétrico. O editor esquemático também permite realizar verificações de regras de projeto (DRC) para verificar a validade e a consistência do seu esquema.


Para usar o Eagle para projeto esquemático, você precisa seguir estas etapas:


  • Crie um novo arquivo esquemático ou abra um existente. Você pode fazer isso clicando no menu Arquivo e escolhendo Novo > Esquema ou Abrir > Esquema.



  • Adicione componentes ao seu esquema. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Adicionar na barra de ferramentas à esquerda e selecionando um componente no navegador da biblioteca. O navegador de bibliotecas é uma janela que mostra todas as bibliotecas e componentes disponíveis no Eagle. Você pode navegar, pesquisar ou filtrar as bibliotecas e componentes por nome, categoria ou palavra-chave. Você também pode criar suas próprias bibliotecas e componentes usando o editor de bibliotecas.



  • Coloque os componentes em seu esquema. Você pode fazer isso clicando no local desejado na folha esquemática. Você também pode mover, girar, espelhar ou excluir os componentes usando as ferramentas correspondentes na barra de ferramentas à esquerda.



  • Conecte os componentes com fios. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Fio na barra de ferramentas à esquerda e desenhando uma linha entre dois pinos de componentes diferentes.Você também pode alterar a largura do fio, estilo de dobra ou camada usando as opções na barra de ferramentas à direita.



  • Nomeie e rotule seus componentes e redes. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Nome ou na ferramenta Rótulo na barra de ferramentas à esquerda e digitando um nome ou rótulo para um componente ou rede. Você também pode alterar o tamanho da fonte, o alinhamento ou a camada do nome ou rótulo usando as opções da barra de ferramentas à direita.



  • Verifique se há erros no seu esquema. Você pode fazer isso clicando na ferramenta DRC na barra de ferramentas à esquerda e executando uma verificação de regra de projeto em seu esquema. A ferramenta DRC verificará seu esquema quanto a violações das regras de projeto, como fios sobrepostos, pinos desconectados, valores ausentes ou nomes inválidos. A ferramenta DRC mostrará uma lista de erros e avisos e os destacará em seu esquema. Você pode corrigi-los manualmente ou usar a ferramenta Corrigir para corrigir automaticamente alguns deles.



Depois de terminar seu projeto esquemático, você pode salvá-lo como um arquivo .sch e prosseguir para a próxima etapa: layout de PCB.


Como usar o Eagle para layout de PCB




Outra característica principal do Eagle é o editor de quadros. O editor de placas permite que você projete a representação física do seu circuito, usando pads, vias e traces para conectar componentes e criar rotas. Uma rota é um grupo de traces conectados que possuem a mesma rede. O editor de placa também permite executar autorouting, derramamento de cobre e geração de saída para sua placa.


Para usar o layout Eagle for PCB, você precisa seguir estas etapas:


  • Gere uma placa a partir do seu esquema. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Placa na barra de ferramentas à esquerda do editor de esquemas. Isso criará um novo arquivo de placa com o mesmo nome de seu arquivo esquemático e colocará todos os componentes e redes de seu esquema na folha de placa. Você também pode abrir um arquivo de quadro existente clicando no menu Arquivo e escolhendo Abrir > Quadro.



  • Organize os componentes em sua placa.Você pode fazer isso clicando na ferramenta Mover ou na ferramenta Girar na barra de ferramentas à esquerda e arrastando ou girando os componentes na folha de placa. Você também pode alterar o tamanho, a forma ou a camada dos componentes usando as opções da barra de ferramentas à direita.



  • Desenhe traços entre pads e vias. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Rota na barra de ferramentas à esquerda e traçando uma linha entre dois pads ou vias da mesma rede. Você também pode alterar a largura do traço, estilo de dobra ou camada usando as opções na barra de ferramentas à direita.



  • Use o autorouter para rotear automaticamente sua placa. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Autorouter na barra de ferramentas à esquerda e configurando os parâmetros para o processo de autorouting. O autorouter tentará encontrar as rotas ideais para todas as redes em sua placa, com base nas regras de projeto e nas restrições que você especificar. Você também pode usar o modo de roteamento manual para guiar ou modificar os resultados do roteamento automático.



  • Preencha as áreas vazias com polígonos de cobre. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Polígono na barra de ferramentas à esquerda e desenhando um polígono ao redor de uma área vazia em seu quadro. Você também pode alterar a largura do polígono, isolar o valor ou a camada usando as opções da barra de ferramentas à direita. O polígono será preenchido com cobre quando você executar o comando ratsnest, que atualiza os airwires e polígonos em sua placa.



Depois de terminar o layout do seu PCB, você pode salvá-lo como um arquivo .brd e prosseguir para a próxima etapa: gerenciamento da biblioteca. Como usar o Eagle para gerenciamento de biblioteca




Uma das características essenciais do Eagle é o editor de biblioteca. O editor de biblioteca permite que você crie e edite suas próprias bibliotecas para seus componentes. Uma biblioteca é uma coleção de dispositivos, símbolos e pacotes que definem as propriedades e a aparência de seus componentes. Um dispositivo é uma combinação de um símbolo e um pacote que representa um componente nas visualizações esquemática e de placa. Um símbolo é uma representação esquemática de um componente, usando pinos e gráficos.Um pacote é uma representação de pegada de um componente, usando pads e formas.


Para usar o Eagle para gerenciamento de biblioteca, você precisa seguir estas etapas:


  • Crie um novo arquivo de biblioteca ou abra um existente. Você pode fazer isso clicando no menu Arquivo e escolhendo Novo > Biblioteca ou Abrir > Biblioteca.



  • Crie ou edite um dispositivo em sua biblioteca. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Dispositivo na barra de ferramentas à esquerda e selecionando um dispositivo na lista de dispositivos. A lista de dispositivos é uma janela que mostra todos os dispositivos em sua biblioteca. Você também pode criar um novo dispositivo clicando no botão Novo.



  • Defina o símbolo para o seu dispositivo. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Símbolo na barra de ferramentas à esquerda e desenhando um símbolo para o seu dispositivo. Você pode usar várias ferramentas para desenhar alfinetes, linhas, círculos, retângulos, textos e muito mais. Você também pode alterar as propriedades de seus elementos de símbolo usando as opções na barra de ferramentas à direita.



  • Defina o pacote para o seu dispositivo. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Pacote na barra de ferramentas à esquerda e desenhando um pacote para o seu dispositivo. Você pode usar várias ferramentas para desenhar pads, vias, linhas, círculos, retângulos, textos e muito mais. Você também pode alterar as propriedades dos elementos do pacote usando as opções na barra de ferramentas à direita.



  • Conecte os pinos e pads do seu dispositivo. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Conectar na barra de ferramentas à esquerda e atribuindo um pad a cada pino do seu dispositivo. Você também pode alterar o nome ou o número do pad usando as opções da barra de ferramentas à direita.



Depois de terminar de criar ou editar sua biblioteca, você pode salvá-la como um arquivo .lbr e usá-la em seus projetos esquemáticos ou de placa. Como usar o Eagle para simulação e teste




Outro recurso útil do Eagle são as ferramentas de simulação e teste. Essas ferramentas permitem realizar simulação e análise de circuitos, verificar erros elétricos e destacar elementos em seu esquema ou placa. Essas ferramentas podem ajudá-lo a verificar a funcionalidade e o desempenho do seu circuito e depurar quaisquer problemas ou erros.


Para usar o Eagle para simulação e teste, você precisa seguir estas etapas:


  • Realize simulação e análise de circuitos. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Spice na barra de ferramentas esquerda do editor esquemático. Isso abrirá a caixa de diálogo Spice, onde você pode configurar os parâmetros para a simulação, como tipo, duração, fontes, sondas e modelos. A ferramenta Spice usará o mecanismo ngspice para simular seu circuito e mostrar os resultados em gráficos ou tabelas.



  • Verifique se há erros elétricos em seu esquema. Você pode fazer isso clicando na ferramenta ERC na barra de ferramentas à esquerda do editor de esquemas. Isso executará uma verificação de regra elétrica em seu esquema e mostrará uma lista de erros e avisos, como pinos desconectados, saídas conflitantes, fontes de alimentação ausentes ou valores inválidos. Você pode corrigi-los manualmente ou usar a ferramenta Corrigir para corrigir automaticamente alguns deles.



  • Destaque os elementos nas visualizações esquemática e de placa. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Mostrar na barra de ferramentas à esquerda do editor de esquemas ou de placas. Isso destacará o elemento selecionado em ambas as visualizações e mostrará seu nome, valor, camada e rede. Você também pode usar a ferramenta Mostrar para localizar um elemento digitando seu nome ou valor na linha de comando.



Depois de terminar de simular e testar seu circuito, você pode salvar seus arquivos esquemáticos e de placa e prosseguir para a próxima etapa: fabricar e exportar. Como usar o Eagle para fabricação e exportação




O recurso final do Eagle que abordaremos neste artigo são as ferramentas de fabricação e exportação. Essas ferramentas permitem gerar arquivos de saída para fabricação, salvar seu projeto em vários formatos e imprimir seu projeto em papel ou PDF. Essas ferramentas podem ajudá-lo a preparar seu projeto para produção e documentação.


Para usar o Eagle para fabricação e exportação, você precisa seguir estas etapas:


  • Gere arquivos de saída para fabricação. Você pode fazer isso clicando na ferramenta CAM Processor na barra de ferramentas à esquerda do editor de placa.Isso abrirá a janela Processador CAM, onde você pode selecionar um trabalho CAM para gerar os arquivos de saída para sua placa. Um trabalho CAM é um conjunto de instruções que informa ao Processador CAM quais arquivos devem ser gerados e como. Você pode escolher entre os trabalhos CAM predefinidos no Eagle, como Gerber, Excellon ou ODB++, ou criar seu próprio trabalho CAM personalizado.



  • Salve seu design em vários formatos. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Exportar na barra de ferramentas à esquerda do editor de esquemas ou placas. Isso abrirá a caixa de diálogo Exportar, onde você pode escolher um formato para salvar seu design, como DXF, PNG, PDF, SVG ou mais. Você também pode alterar as opções do processo de exportação, como resolução, escala ou camadas.



  • Imprima seu design em papel ou PDF. Você pode fazer isso clicando na ferramenta Imprimir na barra de ferramentas à esquerda do editor de esquema ou de placa. Isso abrirá a caixa de diálogo Imprimir, onde você pode escolher uma impressora ou um arquivo PDF para imprimir seu design. Você também pode alterar as opções do processo de impressão, como orientação, tamanho, margens ou camadas.



Depois de terminar de fabricar e exportar seu design, você concluiu seu projeto de design eletrônico com a Eagle. Agora você pode compartilhar seu design com outras pessoas ou usá-lo para seus próprios fins.


Como usar o Eagle para colaboração e compartilhamento




Uma das vantagens de usar o Eagle com uma assinatura do Fusion 360 é que você pode acessar e editar seus designs Eagle online usando o Fusion 360. O Fusion 360 é um software baseado em nuvem que permite criar e colaborar em modelos 3D, simulações, animações e muito mais. Você também pode usar o Fusion Team para compartilhar seus designs com outras pessoas e gerenciar versões.


Para usar o Eagle para colaboração e compartilhamento, você precisa seguir estas etapas:


  • Acesse e edite seus designs Eagle online. Você pode fazer isso clicando no ícone do Fusion 360 no canto superior direito do editor esquemático ou de placa. Isso abrirá seu design Eagle no Fusion 360, onde você poderá visualizá-lo e editá-lo em 3D.Você também pode usar o Fusion 360 para realizar simulações avançadas, animações, renderização e muito mais.



  • Compartilhe seus designs com outras pessoas e gerencie versões. Você pode fazer isso clicando no ícone Fusion Team no canto superior direito do Fusion 360. Isso abrirá o Fusion Team, onde você pode convidar outras pessoas para visualizar ou editar seus designs, deixar comentários ou feedback, comparar versões e muito mais.



  • Baixe ou carregue designs de outros usuários. Você pode fazer isso visitando o EAGLE Exchange, um site onde você pode encontrar milhares de designs Eagle gratuitos de outros usuários ao redor do mundo. Você também pode enviar seus próprios designs e compartilhá-los com a comunidade.



Ao usar o Eagle para colaboração e compartilhamento, você pode aprimorar sua experiência de design e aprender com outras pessoas.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o Eagle para design eletrônico. Cobrimos os principais recursos do Eagle, como projeto esquemático, layout de PCB, gerenciamento de biblioteca, simulação e teste, fabricação e exportação e colaboração e compartilhamento. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como usar o Eagle em seu próximo projeto eletrônico.


perguntas frequentes




  • P: Quais são os requisitos de sistema para o Eagle?



  • R: Os requisitos mínimos de sistema para o Eagle são: Windows 7 (64 bits) ou superior; Mac OS X 10.11 (64 bits) ou superior; Linux Ubuntu 16.04 (64 bits) ou superior; Processador Intel Core i3 ou equivalente; 4GB RAM; 3 GB de espaço livre em disco; placa gráfica compatível com OpenGL 2; Conexão de internet.



  • P: Quanto custa o Eagle?



  • R: O Eagle está disponível apenas com uma assinatura do Fusion 360. As opções de assinatura e planos de preços são: Pessoal (gratuito para usuários qualificados); Educação (gratuito para alunos e educadores); Padrão (US$ 495/ano); Premium (US$ 995/ano); Ultimate (US$ 1.495/ano). Você também pode obter uma avaliação gratuita por 30 dias para qualquer plano. Você pode encontrar mais detalhes no site da Autodesk ou no link de referência.



  • P: Como posso aprender mais sobre a Eagle?



  • R: Você pode aprender mais sobre o Eagle visitando o site oficial do Eagle, onde pode encontrar documentação, tutoriais, vídeos, fóruns, blogs e muito mais. Você também pode conferir alguns dos cursos e livros online que ensinam como usar o Eagle, como Learn Electronics with Arduino and EAGLE, EAGLE PCB Design Workshop e Make Your Own PCBs with EAGLE.



  • P: Quais são algumas das alternativas ao Eagle?



  • R: Existem muitos outros softwares EDA que você pode usar para projetos eletrônicos, como KiCad, Altium Designer, CircuitMaker, EasyEDA, Proteus, DipTrace e muito mais. Cada software tem suas próprias vantagens e desvantagens, e você deve escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. Você pode encontrar uma comparação de alguns dos softwares EDA populares no link de referência.



  • P: Onde posso obter ajuda ou suporte para a Eagle?



  • R: Se você encontrar algum problema ou problema com o Eagle, poderá obter ajuda ou suporte de várias fontes, como a equipe de suporte da Autodesk, o fórum da comunidade Eagle, a base de conhecimento Eagle ou o portal de feedback do Eagle. Você também pode entrar em contato com o atendimento ao cliente da Autodesk ou com a equipe de vendas da Autodesk para qualquer dúvida ou consulta.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page